Tio Bob

Como qualquer utilizador assíduo da internet, nós visitamos regularmente sites de outros fotógrafos, na sua esmagadora maioria norte-americanos, que nos inspiram ou simplesmente têm algo a dizer na indústria fotográfica. Um deles é o Neil vanNiekerk, que hoje escreveu sobre um artigo de Junho da revista Offbeat bride. Esse artigo é sobre todos os nossos “tios Bob” que vão aos casamentos, trazem a sua máquina fotográfica e basicamente tentam tomar conta do registo fotográfico de toda a cerimónia, mesmo que haja um profissional contratado para o fazer.
Nós já tivemos a oportunidade de encontrar alguns “tio Bob” e que nos dificultam imenso a vida em muitos aspectos durante todo o nosso trabalho. Desde flashes constantes, intromissões e estarem sempre à nossa frente, é muito complicado sermos simpáticos e pedir-lhes para não o fazerem. Afinal de contas, os noivos convidaram-nos porque são importantes para eles. Nós compreendemos, mas o nosso apelo é: sejam convidados do casamento, não fotógrafos.

“Você é o convidado. Os noivos contrataram alguém para documentar o seu dia de casamento. Se de alguma forma interferir com o fotógrafo profissional contratado (especialmente se for intencional), é uma falta de consideração e de respeito pelos noivos.”

Nós temos um exemplo muito concreto deste tipo de interferência: num casamento recente, a Marina estava de lente apontada para os noivos e, vindo do nada, um “tio Bob” esticou o braço, colocou a máquina dele imediatamente à frente dela, bloqueando-lhe completamente o ângulo de visão, tirou um monte de fotografias e no fim disse: “desculpe lá, sim?”. Desculpe?! A sério?!

Nós compreendemos que os convidados queiram registar este dia tão importante, mas pedimo-vos que, se os noivos contrataram um profissional para registar o dia, e vocês decidirem utilizar as vossas máquinas, façam-no com respeito aos noivos, aos outros convidados e a nós também. Aproveitem o dia e a cerimónia, em vez de passarem o tempo a verificar o LCD da vossa máquina!

Boa sexta-feira!
Pedro e Marina.

Advertisements

About fotografamos

We're Pedro & Marina, wedding photographers based in Aveiro, Portugal. We'd love to hear from you! www.fotografamos.com fotografamos@gmail.com Twitter: @fotografamos Phone: +351 926 297 134
This entry was posted in Pessoal. Bookmark the permalink.

Deixe o seu comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s